Capacitação aborda Gestão Estratégica Orientada para Resultados

Teve início nesta terça-feira (23) o curso “Gestão Estratégica Orientada para Resultados”, ministrado pelo especialista em Administração Pública, Alexandre Borges Afonso. A capacitação tem duração de três dias e está senda realizada no Espaço de Capacitação da Escola de Gestão, no Palácio das Araucárias, em Curitiba.

O objetivo é discutir o processo de formulação e de desdobramento da agenda estratégica, envolvendo a construção dos painéis de contribuição, o desenvolvimento do mapa estratégico, a definição e o detalhamento dos indicadores, e a formação do portfólio de iniciativas.

Afonso ressalta que a intenção é passar a lógica da construção da agenda estratégica, entender o porquê os governos falham na construção das agendas e o que fazer para solucionar os problemas. “O que se espera ao final do curso é que cada um dos participantes saiba construir a missão, a visão, os valores e o mapa estratégico, e consigam definir objetivos, indicadores e metas de resultados. As ferramentas e conteúdo apresentados ajudarão o servidor não só a entender a estratégia do seu próprio órgão, mas também entender qual é o seu papel no conjunto todo”, explica o docente.

Participam da capacitação diretores, coordenadores, assessores, técnicos em posições de assessoramento estratégico às funções de planejamento e gestão governamental e setorial. Todos estão em busca de novos conhecimentos, assim como a bióloga da Secretária Estadual de Saúde (Sesa), Juliana Cequirel. Ela relata que o curso tem superado suas expectativas.

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“Na minha área, estamos sempre buscando resultados de todos nossos esforços e necessitamos ter uma noção mais clara das ferramentas, para realizar a avaliação de todo o processo. Eu sou representante da Sesa na Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental, então, temos um papel importante de implementação na política de Estado em relação à educação, e a gestão estratégica é essencial”, destaca Juliana.

O coordenador ambiental da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Sérgio Bittencourt, também considera o tema central abordado essencial para o desenvolvimento de seu trabalho. “Até agora, eu estou achando muito interessante! O professor sempre nos coloca para trabalhar com atividades práticas após aplicar o conteúdo, podemos trocar experiências com outros colegas, adquirindo cada vez mais conhecimento”, explica.