fbpx
Instituto Publix > Judiciário e Legislativo
juds2

Judiciário e Legislativo

Os Poderes públicos a serviço da sociedade

Justiça ágil, transparente e acessível. Legislativo autônomo, pró-ativo e voltado para as necessidades da população. Estas são as principais demandas da sociedade perante estes Poderes tão relevantes para a vida de cada um dos brasileiros. E nesse sentido, vale ressaltar que o poder Judiciário tem dado grande atenção à gestão nos últimos anos, notadamente no que se refere à definição da agenda estratégica, gestão de processos e estruturação de centrais de resultado.

O Publix tem apoiado tribunais de justiça e ministérios públicos a melhorarem seus resultados utilizando diferentes soluções. No trabalho desenvolvido para o Superior Tribunal Militar, o Instituto apoiou na criação do escritório de projetos como alavanca para melhorar a sua capacidade de execução da estratégia. No Tribunal de Justiça do Ceará foi realizada uma revisão das suas políticas de gestão de pessoas, envolvendo gestão do desempenho, gestão por competências e desenvolvimento dos servidores. No projeto realizado para o Ministério Público do Trabalho, o Publix apoiou na capacitação para o desdobramento da sua estratégia utilizando diferentes abordagens de ensino e de aprendizagem.

O Publix também tem apoiado diversos tribunais de contas na mudança no modelo de controle externo como no caso do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. Nesse projeto, o Publix contribuiu com o desenvolvimento de uma nova metodologia para avaliação de impacto das políticas públicas como insumo para uma nova forma de controle dos resultados de governo e não apenas da sua conformidade orçamentária e legal.

Casos de Sucesso

O presente Capítulo apresenta a concepção, implantação e consolidação do Escritório Corporativo de Projetos – ECP na Justiça Militar da União – JMU. O texto está estruturado em onze segmentos: o primeiro, que apresenta a JMU e seus desafios; o segundo, que trata do Planejamento Estratégico da JMU referente ao ciclo 2012-2018, seus elementos constitutivos da formulação estratégica, bem como as características e medidas tomadas a fim de maximizar a execução da estratégia criada; o terceiro ao décimo, que discorrem sobre as etapas de concepção e estruturação do ECP e seus principais produtos gerados; e, finalmente, o décimo primeiro, que aborda a consolidação do ECP e seus resultados alcançados.

Leia Mais

O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará – TJCE possui como visão institucional “ser referência em gestão judiciária, reconhecido como instituição confiável e célere na promoção da justiça”, com o objetivo de garantir direitos para realizar justiça. Para tanto, tem priorizado a constante melhoria de sua gestão administrativa e de seus processos judiciários.

Leia Mais

A Administração Pública no Brasil e em diversos países vem passando por transformações na sua forma de operar e existir, em decorrência de movimentos reformistas iniciados no começo da década de 80 do século passado, com o intuito de remodelar e reestruturar o aparelho do Estado. No cerne dessas reformas estão: a crise fiscal do Estado; a crise do modelo de Estado de Bem-Estar Social; e o esgotamento do modelo burocrático de gestão até então prevalecente na Administração Pública, cujas disfunções sobrepujaram as benesses previstas em sua origem.

Leia Mais