fbpx
fisc

Fiscal/Fazenda

Fortalecendo a capacidade de investimentos

A capacidade de arrecadação do Poder Público tem sido colocada à prova. A sociedade não está disposta a pagar mais impostos vis a vis a qualidade dos serviços públicos prestados. Fortalecer a capacidade de combate à sonegação e saber dosar adequadamente a carga tributária com vistas a não afastar investimentos e, consequentemente, deteriorar a própria capacidade de arrecadação tem sido tarefa árdua, que quando realizada apropriadamente, traz benefícios para toda a sociedade.

O Publix tem realizado diferentes projetos para o setor fazendário como o desenvolvido, em parceria com o BID, para o PROFISCO, que envolveu a construção das trilhas de competências. Nesse projeto, o Publix definiu as competências e as suas estratégias de desenvolvimento para que as secretarias estaduais de fazenda utilizassem como referência em suas ações de capacitação. O Publix realizou, também, uma avaliação do grau de maturidade em Gestão para Resultados nas secretarias estaduais de fazenda, em parceria com a COGEF e CONFAZ.

Casos de Sucesso

As Secretarias de Fazenda dos Estados realizam atividades de grande complexidade, que exigem profissionais altamente qualificados e continuamente atualizados. Contudo, seus processos de identificação de necessidades de capacitação e desenvolvimento de servidores, na maioria dos casos, ainda seguiam metodologias antigas, baseadas em pesquisas pontuais e, até mesmo, no simples atendimento de demandas não estruturadas.

Leia Mais

O presente capítulo apresenta a operacionalização e os principais resultados do projeto iniciado em dezembro de 2011, que visou “Aperfeiçoar e desenvolver metodologia para implementação da Gestão para Resultados nas Secretarias da Área Fazendária dos Estados brasileiros”.

Leia Mais