saude2

Saúde

Prevenção e cuidado na medida certa

A saúde pública de qualidade está entre os principais desejos da sociedade. Assegurar atendimento adequado à população, e, principalmente, promover a saúde a partir de programas de prevenção e investimentos em infraestrutura para saneamento básico estão entre as principais ações a serem realizadas pelo Poder Público.

Na área da Saúde, o Publix tem desenvolvido projetos no âmbito federal, estadual e municipal. O projeto desenvolvido para o Ministério da Saúde, por exemplo, envolveu a criação do programa “Mais Gestão é mais saúde” que foi reconhecido pela Organização Mundial da Saúde como referência na América Latina. Outro destaque foi o projeto desenvolvido para o Governo do Ceará, que envolveu a construção de uma agenda estratégica compartilhada, o Ceará Saudável, a revisão dos processos de gestão da cadeia de suprimentos em saúde e o alinhamento das políticas de gestão de pessoas.

O Publix tem experiência com modelos de parceria na área da saúde abrangendo diversos projetos nesse tema com destaque para a revisão do Modelo de Organizações Sociais – OS do Governo do Estado de São Paulo que é o maior do Brasil. Este projeto envolveu a revisão das políticas de relacionamento do poder público com as OS, contemplando temas como metas, transparência, políticas de compras, gestão de pessoas, entre outros.

Casos de Sucesso

O PAC, Programa de Aceleração do Crescimento, é a estratégia nacional de desenvolvimento do Governo Federal brasileiro, a qual foi lançada em janeiro de 2007, com a criação do PAC Infraestrutura, sob o comando da Casa Civil (BRASIL, 2007).

Leia Mais

A expansão do modelo OS para os níveis subnacionais teve no Estado de São Paulo a principal iniciativa de execução de parcerias com organizações sociais. Regulamentado pela Lei Complementar no 846/1998, foi inicialmente direcionado apenas para as áreas de Saúde e Cultura, sendo que, especificamente em relação a área da Saúde, o modelo poderia ser aplicado exclusivamente para novos equipamentos assistenciais, sendo vedada a transferência de gestão de unidades pré-existentes.

Leia Mais

Este texto aborda a construção do modelo de monitoramento & avaliação de resultados em saúde utilizando uma metodologia de aprendizado colaborativo em rede a partir da centralização de serviços compartilhados da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA).

Leia Mais