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Gestão municipal

Fazendo acontecer e gerando bem-estar

É nos municípios que as coisas acontecem. É lá que as pessoas vivem e demandam serviços públicos de forma mais direta. Assegurar uma gestão municipal de qualidade, portanto, é fator primordial para o bem-estar de uma sociedade.

O Publix tem apoiado munícios de pequeno, médio e grande porte a melhorarem a qualidade de seus serviços para a sociedade. O projeto desenvolvido para a Prefeitura de Curitiba, por exemplo, foi reconhecido como um dos mais inovadores do mundo e fez de Curitiba a referência nacional em gestão pública municipal. Já na Prefeitura de Niterói, o Publix apoiou a revisão de sua estrutura e a otimização de seus processos de trabalho, possibilitando a redução de tempo, custos e melhoria da satisfação dos usuários. Na Prefeitura de Goiânia, o trabalho desenvolvido pelo Publix envolveu a elaboração de uma sistemática de monitoramento & avaliação de resultados, que foi premiada pelo BID como uma das referências para cidades na América Latina.

O Publix também apoiou na criação do Índice de Governança Municipal do Conselho Federal de Administração. Por meio desse índice, faz-se possível medir o desempenho dos 5.570 municípios brasileiros em mais de 50 dimensões diferentes e, assim, identificar oportunidades de melhoria e boas práticas.

Casos de Sucesso

O modelo de gestão para resultados da cidade de Curitiba tem como fundamentos o Plano de Governo do Prefeito Beto Richa para a gestão 2009-2012, registrado em cartório, e o Governo Matricial, metodologia de governança baseada em redes e no gerenciamento intensivo de resultados.

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O município de Niterói possui mais de 500.000 habitantes e tem alguns dos melhores indicadores socioeconômicos do país como o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado do Rio de Janeiro e um dos 7 maiores do país. É também o segundo município com maior renda domiciliar per capita e o 13o com melhores resultados em educação no país.

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As cidades têm enfrentado desafios de sustentabilidade ao lidar com problemas públicos amplos e complexos sob, minimamente, três dimensões abrangentes: urbana, ambiental e gerencial-fiscal.

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Atualmente os gestores municipais vivenciam um contexto desafiador no Brasil. Segundo dados da FIRJAN (GANDRA, 2016), os municípios enfrentam sua pior situação em dez anos, com 87,4% das prefeituras em situação difícil ou crítica. Superar esse cenário e ainda gerar resultados para a sociedade que demanda cada vez mais serviços com melhor qualidade é o desafio enfrentado pela maioria das prefeituras brasileiras.

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