O Instituto Publix participou do II Congresso Conseplan, realizado entre os dias 5 e 7 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. Durante o evento, foram apresentados dois artigos sobre uso de dados e inovação na gestão pública, além do lançamento do 12º volume do livro Governança em Ação, da Série Publix Conhecimento.
O congresso reuniu gestores públicos e especialistas de diferentes regiões do país para discutir temas relacionados a planejamento, orçamento, governança, transformação digital e fortalecimento da capacidade estatal.
Um dos trabalhos apresentados pelo Instituto Publix foi o artigo “Orçamento para Resultados: Uso de dados, BI e Inteligência Artificial para qualificar o gasto e o investimento público”, assinado por Marcos Tadeu Cavalcante da Silva, Rafael Carvalho Falcão, Gilberto Porto e Jéssica Morais Moura. O estudo apresenta a experiência desenvolvida junto ao Governo do Paraná para integrar planejamento, execução orçamentária e indicadores de desempenho a partir do uso de dados e ferramentas de Business Intelligence (BI).
Segundo os autores, a iniciativa buscou melhorar a forma como gestores públicos acessam e utilizam informações orçamentárias no processo de tomada de decisão. O projeto também incorporou um assistente com Inteligência Artificial para facilitar consultas, ampliar a capacidade de análise e reduzir a dependência de processos técnicos mais complexos.

