Instituto Publix apoia a construção do próximo ciclo de Planejamento Estratégico do MPMT

Introdução:

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, em busca de atuar de forma eficiente e alinhada com as necessidades da sociedade, utilizou diversos instrumentos para definir suas prioridades de atuação no próximo ciclo do Planejamento Estratégico. Através de pesquisas, escutas sociais e análises detalhadas, foi possível identificar demandas convergentes nas cinco áreas finalísticas, apontando o caminho a ser seguido pela instituição nos próximos oito anos. Durante o workshop “Refinamento da Estratégia”, membros do Ministério Público, juntamente com a participação do Instituto Publix, reuniram-se para definir os objetivos estratégicos com base nas informações sociais coletadas.

Ouvindo a Sociedade e Estabelecendo Metas: 

A subprocuradora-geral de Justiça de Planejamento e Gestão, Hellen Uliam Kuriki, destaca que todas as principais demandas apresentadas pela sociedade nas áreas da infância e juventude, cidadania, criminalidade, patrimônio público e meio ambiente foram acolhidas. Esse processo de discussão contou com a participação ativa das Procuradorias de Justiça Especializadas e da Tutoria do Instituto Publix.

Ministério Público do Estado de Mato Grosso

 

Objetivos Estratégicos para o Futuro: 

No próximo ciclo do Planejamento Estratégico, os objetivos estratégicos do Ministério Público de Mato Grosso, com base nas perspectivas da sociedade, estão bem definidos. Na área da cidadania, será priorizada a garantia de uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa, com o enfoque na promoção de oportunidades de aprendizagem e no fortalecimento da atenção básica nos municípios. No âmbito criminal, o foco será aprimorar a efetividade da persecução penal nos casos de homicídio, feminicídio, latrocínio e crimes contra a dignidade sexual, assegurando os direitos e garantias das vítimas.

 

No que diz respeito à proteção da infância e juventude, será impulsionada uma atuação integrada, fortalecendo o combate a todas as formas de violência contra essa parcela da população, além de garantir seus direitos fundamentais e humanos. Na área ambiental, o Ministério Público buscará assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água, promovendo o acesso ao saneamento adequado e fomentando a conservação, recuperação e uso sustentável dos ecossistemas terrestres.

 

 

Preservação do Patrimônio Público e Valores Institucionais: 

Outra frente de atuação será a intensificação do diálogo com a sociedade, estimulando o controle público e social para valorizar e preservar os bens públicos. Essa parceria estratégica é fundamental para alcançar uma gestão pública transparente e ética. Durante o workshop, também foram estabelecidos a visão e o propósito do Ministério Público para o novo ciclo do Planejamento Estratégico, visando fortalecer-se como uma instituição. Acesse a matéria do MPMT, clicando aqui. 

Como promover o Planejamento Estratégico em organizações públicas?

A administração pública conta com ações e métodos que visam potencializar organizações públicas para alcançar seus objetivos.Para promover o Planejamento Estratégico nas organizações, os gestores podem contar com a implementação de alguns produtos como:

 

  • Análise do ambiente,  definição de metas, identificação de indicadores de desempenho
  • Treinamentos para capacitar gestores públicos e equipes a desenvolverem competências em planejamento estratégico. 
  • Promover uma cultura de gestão estratégica nas organizações.
  • Desenvolvimento de Planos Estratégicos Personalizados
  • Coleta de dados, análise dos indicadores de desempenho e elaboração de relatórios periódicos para subsidiar a tomada de decisões e ajustes necessários.