O projeto Governança para Resultados – Orgulho de ser Portos do Paraná – segue avançando. A etapa de Governança Corporativa foi concluída com a revisão do estatuto, dos regimentos dos conselhos e comitês, além de demais documentos que fortalecem os instrumentos de governança.
A fase também incluiu a interação dos agentes da governança, modelos de avaliação e a revisão das principais políticas corporativas (porta-voz, transações com partes relacionadas, prestação de contas e melhores práticas). Foram revisados ainda as políticas de dividendos, a carta anual de governança e o relatório de sustentabilidade. Os documentos estão, agora, em fase final de revisão pela DIJUR, para que sejam validados pelo CONSAD.
Já na etapa de Alinhamento dos Processos (redesenho e otimização) foi concluído o primeiro bloco de processos: Gestão de Compras e Licitações; Gestão dos Controles Internos e Compliance e Gestão de Riscos.
No início do mês, foram apresentados ao diretor-presidente e gestores os resultados iniciais da fase, com melhorias propostas, indicadores operacionais e o plano de ação para implantação.
PRÓXIMOS PASSOS: Em fevereiro, será realizada a primeira capacitação com prática em Modelagem de Processos. O objetivo é aprimorar a gestão dos processos internos por meio do mapeamento, redesenho e otimização de controles. Novas turmas serão formadas em março e abril.
Esta etapa conta ainda com o mapeamento, redesenho e otimização de outros processos. Confira:
Os resultados propostos estão diretamente conectados aos objetivos da gestão da Portos do Paraná e alinhados aos fatores críticos de sucesso de implantação, como compromisso dos gestores, comunicação, sistemas informatizados e integração.
Fonte: Portos do Paraná