PGE-SP celebra 76 anos e apresenta seu Planejamento Estratégico realizado pela Comunitas em parceria com Instituto Publix

Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE-SP) apresenta Planejamento Estratégico em comemoração aos 76 anos da organização

Nesta quarta (26), um evento marcante celebrou o 76º aniversário da Procuradoria Geral de São Paulo (PGE-SP). A solenidade contou com a presença ilustre do governador Tarcísio de Freitas que comemorou os resultados obtidos até o momento através do Planejamento Estratégico, uma parceria entre a PGE-SP, Comunitas e Instituto Publix.

O evento reuniu também outros importantes nomes, como o ministro do TSE-SP, Dr. Floriano de Azevedo Marques Neto, a Procuradora Geral, Dra. Maria Inês dos Santos Coimbra, a executiva pública da PGE-SP, Maria Deusilene Teixeira Alves, e a procuradora, Renata Santiago Pugliese.

O planejamento estratégico se mostra como uma iniciativa crucial para a PGE-SP, uma instituição com 76 anos de história, que busca o constante aprimoramento e modernização. Em busca de ferramentas que permitam o estabelecimento eficiente de direcionadores estratégicos, incluindo indicadores e metas de médio e longo prazo, a Procuradoria promoveu ações de escuta ativa com mais de 870 procuradores e servidores, a fim de obter um diagnóstico organizacional preciso.

Assim, em parceria com a Comunitas e Instituto Publix, diversas ações foram realizadas para viabilizar o planejamento estratégico, incluindo benchmarks nacionais e internacionais, entrevistas internas e externas, além de mais de 40 workshops e seminários com a participação de mais de 150 pessoas.

 

Ao longo da cerimônia, foram apresentados os resultados do planejamento estratégico, incluindo o Mapa Estratégico com definição de propósito, missão, visão e valores da PGE-SP, além do painel de indicadores e metas para os anos de 2023-2026.

O evento também marcou a abertura do 1° Curso de Inverno do Centro de Estudos da instituição, destinado aos procuradores estaduais, reforçando o compromisso da PGE-SP com a capacitação contínua de seus corpo funcional.

Para o governador Tarcísio de Freitas, a Procuradoria Geral de São Paulo desempenha um papel fundamental para o progresso do Estado: “Me sinto extremamente honrado de estar participando dessa celebração. E quem ganha somos nós, os gestores do Estado de São Paulo. É um presente poder contar com um corpo tão qualificado, um quadro de procuradores tão competente e comprometido. E se o Estado é vigoroso e tem condição de executar a política pública, é porque vocês existem. Atrás de cada entrega, de cada resultado, de cada escola edificada, hospital, estrada e de cada concessão tem o trabalho da Procuradoria”.

A parceria entre o Instituto Publix, Comunitas e a PGE-SP demonstra o compromisso dessas instituições com a boa gestão pública e o fortalecimento institucional a longo prazo. Com o engajamento e a participação de todos os envolvidos, o planejamento estratégico se torna uma ferramenta poderosa para impulsionar o desenvolvimento e criar mais oportunidades para os cidadãos paulistas.

 

Esperamos que esta matéria tenha sido esclarecedora para você. Se tiver alguma dúvida ou comentário, não hesite em compartilhar conosco. Até a próxima!

Fonte: Comunitas

 

Como promover o Planejamento Estratégico em organizações públicas?

A administração pública conta com ações e métodos que visam potencializar organizações públicas para alcançar seus objetivos.Para promover o Planejamento Estratégico nas organizações, os gestores podem contar com a implementação de alguns produtos como:

  • Análise do ambiente externo e interno,  definição de metas, identificação de indicadores de desempenho;
  • Treinamentos para capacitar gestores públicos e equipes a desenvolverem competências em planejamento estratégico; 
  • Promover uma cultura de gestão estratégica nas organizações;
  • Desenvolvimento de Planos Estratégicos Personalizados;
  • Coleta de dados, análise dos indicadores de desempenho e elaboração de relatórios periódicos e dashboards referenciais para subsidiar a tomada de decisões e ajustes necessários.