Justiça ágil, transparente e acessível. Legislativo autônomo, pró-ativo e voltado para as necessidades da população. Estas são as principais demandas da sociedade perante estes Poderes tão relevantes para a vida de cada um dos brasileiros. E nesse sentido, vale ressaltar que o poder Judiciário tem dado grande atenção à gestão nos últimos anos, notadamente no que se refere à definição da agenda estratégica, gestão de processos e estruturação de centrais de resultado.
O Publix tem apoiado tribunais de justiça e ministérios públicos a melhorarem seus resultados utilizando diferentes soluções. No trabalho desenvolvido para o Superior Tribunal Militar, o Instituto apoiou na criação do escritório de projetos como alavanca para melhorar a sua capacidade de execução da estratégia. No Tribunal de Justiça do Ceará foi realizada uma revisão das suas políticas de gestão de pessoas, envolvendo gestão do desempenho, gestão por competências e desenvolvimento dos servidores. No projeto realizado para o Ministério Público do Trabalho, o Publix apoiou na capacitação para o desdobramento da sua estratégia utilizando diferentes abordagens de ensino e de aprendizagem.
O Publix também tem apoiado diversos tribunais de contas na mudança no modelo de controle externo como no caso do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. Nesse projeto, o Publix contribuiu com o desenvolvimento de uma nova metodologia para avaliação de impacto das políticas públicas como insumo para uma nova forma de controle dos resultados de governo e não apenas da sua conformidade orçamentária e legal.