Trilhas de aprendizagem

Desenvolvendo a capacitação dos consultores do Instituto Publix

Acesse abaixo, em cada competência, sua descrição, temas, modalidades e as primeiras opções de aprendizagem.

  • Envolve o público com seu discurso, mantendo sua atenção durante a apresentação, com boa dicção e tom de voz, fazendo-se entender de maneira clara; 
  • Transmite ideias, conceitos e exemplos com estrutura, didática e abordagem de storytelling com início, meio e fim, de maneira marcante e efetiva;
  • Conduz workshops com segurança e atenção a cada participante, direcionando sua atenção para o foco da atividade e os resultados esperados.

Conhecimentos:

  • Recursos e funcionalidades de softwares de apresentação;
  • Recursos e funcionalidades de plataformas de videoconferência e sites para atividades online (Mentimeter, Miro, Mural, Padlet, Powerpoint e outros).

Habilidades:

  • Elaboração de apresentações elegantes;
  • Oratória (fala clara, segura, envolvente e convincente –  storytelling);
  • Elaboração de atividades com propósito, instruções e instrumentos apropriados.

Atitudes:

  • Cortesia;
  • Paciência;
  • Atenção aos participantes;
  • Atenção às funcionalidades dos recursos instrucionais aos participantes.

ALTERNATIVAS DE APRENDIZAGEM – LEITURA:

1. Storytelling e apresentações mais dinâmicas

Capacitação fornecida pelas consultoras Amanda Sad e Jéssica Moura.

Link: Instituto Publix

ALTERNATIVAS DE APRENDIZAGEM ONLINE:

2. Facilitação de Reuniões, Times e Workshops no Ambiente Online

Dinâmicas e recursos de facilitação, além de ferramentas e plataformas que viabilizam as interações remotas e que podem tornar os encontros mais interessantes e produtivos. Inscreva-se agora e não perca essa oportunidade.

Link: Escola Virtual.GOV – ENAP

3. Comunicação Organizacional Empática e Storytelling de Dados 

Construa competência narrativa para realizar apresentações memoráveis, saiba o que é storytelling de dados e entenda porque isso importa para os servidores. 

Link: LA-BORA! gov

 

Utilize o formulário abaixo para avaliar os cursos realizados:

Link: Avaliação de Curso – Trilhas de Aprendizagem

  • Domina as principais metodologias de consultoria realizadas pelo Instituto Publix, de forma alinhada ao modus operandi interno;
  • Pesquisa ativamente novas metodologias, inovações e formas de execução, procurando avançar em relação a modelos anteriores;
  • Adapta sua aplicação para a realidade do setor público, procura compreender e testar para verificar sua viabilidade em novos projetos e agregar valor ao cliente.

Conhecimentos:

  • Gestão de projetos;
  • Metodologias de Design Thinking;
  • Metodologias de pesquisa: plano de pesquisa, tipos de amostra, elaboração de questionários,  estatística descritiva e inferencial básica;
  • Metodologias de consultoria em Planejamento Estratégico, Monitoramento e Avaliação de Indicadores, revisão de Estrutura Organizacional, Mapeamento, Otimização e Automação de Processos, Gestão de Pessoas (temas variados), Governança Corporativa, dentre outras;
  • Metodologia de Gestão Matricial para Resultados do Instituto Publix.

Habilidades:

  • Pesquisa de metodologias e benchmarks nos temas de consultoria do Publix;
  • Inovação: curiosidade, experimentação controlada, proposições responsáveis ao cliente.

Atitudes:

  • Estruturar materiais previamente e revisá-los antes de reuniões/apresentações;
  • Certificar-se quanto a dados, leis e outras referências;
  • Surpreender o cliente dando um passo além, quando possível, sem extrapolar o escopo.

ALTERNATIVAS DE APRENDIZAGEM – LEITURA:

1. Conceitos básicos em Monitoramento e Avaliação

Curso de ambientação para servidores do INEP.

Link: Repositório ENAP

2. Análise de estudos de caso de implementação ágil

Link: Revista ENAP

3. Monitoramento & Avaliação. Recife, 2014. Cadernos de Boas Práticas de Gestão. Volume II

A coleção Cadernos de Boas Práticas de Gestão, que o Governo do Estado de Pernambuco oferece aos leitores, tem por objetivo compartilhar a experiência vivida durante o período de 2007 a 2014, com a implementação do novo Modelo de Governança para Resultados.

Link: Instituto Publix

4. Benchmarking: a arte de copiar

“O benchmarking é mais do que roubar ideias. Só funciona se perceber o que está a copiar.”

Link: Repositório IPCB

ALTERNATIVAS DE APRENDIZAGEM ONLINE:

5. Gestão de projetos

O destina-se a todos que tenham interesse em aprender os conceitos básicos da gestão de projetos, de modo a determinar os melhores caminhos para alcançar seus objetivos e de suas organizações. 

Link: Escola Virtual. GOV – ENAP

6. Princípios do Design Thinking e Inovação em Governo

Com foco na necessidade de desenvolvimento de competências dos agentes públicos, este curso traz uma abordagem dos fundamentos de Design Thinking, apresentando formas inovadoras para entender melhor os problemas e as soluções que podem ser desenvolvidas. A iniciativa insere-se no Programa de Desenvolvimento de Capacidades para Transformação Digital no Poder Executivo Federal (Capacita Gov.br).

Link: Escola Virtual.GOV – ENAP

7. Elaboração de Indicadores de Desempenho Institucional

O curso integra o Programa de Desenvolvimento de Gerentes Operacionais (PDGO) e tem como objetivo capacitar os servidores públicos para estruturar sistemas de medição do desempenho institucional, dos pontos de vista estratégico e gerencial.

Link: Escola Virtual. GOV – ENAP

8. Planejamento Estratégico para Organizações Públicas

O planejamento estratégico é uma ferramenta de administração que possibilita à gestão pensar no longo prazo da organização. Nesse curso, serão apresentadas noções básicas de planejamento estratégico, estimulando a reflexão sobre a importância de sua aplicação nas organizações públicas. 

Link: Escola Virtual.GOV – ENAP

9. Ágil no Contexto do Serviço Público​

O curso, de caráter introdutório, pretende mostrar a mentalidade Ágil no gerenciamento de projetos e nas execuções de ações públicas por meio da apresentação dos aspectos teóricos da mentalidade ágil e do movimento, bem como seus desafios e possibilidades, além de abordar a importância da adoção do Ágil na transformação digital no contexto do serviço público. 

Link: Escola Virtual.GOV – ENAP

10. Scrum no Contexto do Serviço Público 

A partir da compreensão de que o cenário brasileiro e as tendências em outros países apontam para o permanente aprimoramento do uso que se faz das novas tecnologias para a resolução de problemas concretos que melhorem a vida do cidadão, o curso se propõe a preparar servidores públicos para a aplicação do framework do Scrum no gerenciamento de projetos e na execução de ações públicas.

Link: Escola Virtual.GOV – ENAP

11. Planejamento adaptativo: Autonomia e autorresponsabilidade para gerenciar pessoas e projetos

Confira a 1ª parte da 1ª oficina da PRATELEIRA DE SERVIÇOS, que compõe a Jornada do Clima Organizacional. Dessa vez, cada participante escolheu sua própria trilha de aprendizagem e qual tema gostaria de trabalhar na oficina.

Link: LABORA!Gov

12. Agile Meets Design Thinking

Agile e design thinking oferecem uma abordagem diferente – e eficaz – para o desenvolvimento de produtos, que resulta em soluções valiosas para problemas significativos. Neste curso, você aprenderá como determinar o que é valioso para um usuário no início do processo – para antecipar o valor – concentrando sua equipe em narrativas testáveis ​​sobre o usuário e criando uma forte perspectiva compartilhada.

Link: Coursera

13. MIRO, como usar?

O MIRO (Miro.com) é uma ferramenta de colaboração remota muito útil para realizar reuniões, oficinas e workshops. A gente usa e recomenda! Esse minicurso é da versão livre e ensina as ferramentas básicas do MIRO.

Link: LA-BORA! gov

Utilize o formulário abaixo para avaliar os cursos realizados:

Link: Avaliação de Curso – Trilhas de Aprendizagem

  • Conhece as diferenças entre o contexto das organizações públicas e privadas, sabendo discernir a aplicabilidade de conceitos, referências legais, normativas e contextuais da gestão pública com foco em sua eficiência e geração de valor ao cidadão;
  • Demonstra segurança na discussão de temas afetos à gestão pública em relação a diferentes pastas do Executivo, Judiciário e Legislativo, mantendo-se atualizado quanto às principais tendências;
  • Não arrisca sua credibilidade em temas que não domina, procurando aprofundar-se e nivelar seus conhecimentos para habilitar-se ao debate.

Conhecimentos:

  • Principais aspectos da legislação aplicada ao setor público (Estatutários x CLT, PPA, LDO, LOA, LAI, LGPD, Lei das Estatais, lei de criação do órgão-cliente, relatórios de gestão, dentre outros); 
  • Funcionamento do serviço público em geral (órgãos estatutários, empresas públicas, autarquias e outras entidades);
  • Gestão de contratos: noções sobre processos de contratação, aditivos e restrições na Administração Pública;
  • Tipos de indicadores aplicáveis à realidade de cada órgão ou entidade pública (fontes de consulta, índices e referências).

Habilidades:

  • Adaptação de metodologias e inovações ao contexto das organizações públicas;
  • Pesquisas e atualização de referências e tendências de inovação na gestão pública nacional e internacional;

Atitudes:

  • Cuidado e discrição em relação a assuntos relacionados à política nos debates com os clientes;
  • Zelo pela credibilidade e imagem do Publix enquanto consultoria especializada em gestão pública.

ALTERNATIVAS DE APRENDIZAGEM ONLINE:

1. Introdução ao Pensamento de Futuros na Gestão Pública 

Seria interessante poder prever o futuro, não é mesmo? Poder ter uma imagem clara de eventos que acontecerão para que pudéssemos ter controle do destino… Hoje, já existe uma área de pesquisa que trabalha com isso: é o campo de Pensamentos de Futuros, que busca entender possíveis cenários futuros para abrandar impactos. Quer saber mais? Acesse o curso e conheça melhor essa temática!

Link: Escola Virtual.GOV – ENAP

2. Instrumentos de Planejamento: PPA, LDO e LOA

Este curso trata dos principais aspectos e instrumentos do orçamento público. Você irá compreender os conceitos aplicados ao contexto e como ocorre o processo de elaboração do PPA, da LDO e da LOA. Além disso, o curso apresenta informações sobre o Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (SIOP) e sobre o planejamento de políticas públicas. 

Link: Escola Virtual.GOV – ENAP

3. Proteção de Dados Pessoais no Setor Público

Você aprenderá conhecimentos importantes sobre os processos e as medidas de segurança para tratar e proteger dados pessoais no setor público. O curso propõe esclarecer aos participantes os diversos pontos apresentados na lei. 

Link: Escola Virtual.GOV – ENAP

4. Estruturas Organizacionais do Poder Executivo Federal – Siorg

Aprenda a registrar informações no Sistema de Informações Organizacionais da Administração Pública Federal – Siorg! Como? Compreendendo a estrutura hierárquica e as competências regimentais do Poder Executivo Federal e alinhando os conceitos fundamentais com as aplicações relacionadas às estruturas organizacionais. 

Link: Escola Virtual.GOV – ENAP

5. Noções Introdutórias de Licitação e Contratos Administrativos

Este curso apresenta os principais pontos da legislação referente a licitações e contratos celebrados pela Administração Pública, proporcionando informações básicas e introdutórias sobre o assunto. O curso aborda o conceito de licitação, os princípios da Administração Pública e das licitações, as fases do processo licitatório, os atos de dispensa e inexigibilidade, e as noções gerais sobre os contratos administrativos.

Link: Escola Virtual.GOV – ENAP

 

Utilize o formulário abaixo para avaliar os cursos realizados:

Link: Avaliação de Curso – Trilhas de Aprendizagem

  • Identifica os dados necessários a partir do problema a ser resolvido, estabelecendo a melhor estratégia, considerando a sua viabilidade;
  • Coleta, limpa, organiza e estrutura a base de dados, procedendo à sua análise conforme o escopo do projeto, buscando inter-relações úteis para gerar relatórios, dashboards, análises integradas, recomendações e propostas de ações coerentes.

Conhecimentos:

  • Estatística básica: descritiva e inferencial;
  • Técnicas de análise e interpretação de dados quantitativos;
  • Técnicas de análise e interpretação de dados qualitativos (textuais);
  • Transformação Digital, machine learning, I.A.

Habilidades:

  • Ferramentas de BI (Google Data Studio, MS Power BI);
  • Processamento de dados em Excel;
  • Condução de iniciativas de mudança de cultura organizacional para transformação digital.

Atitudes:

  • Atenção aos detalhes e precisão de dados;
  • Conferir, revisar, conferir, revisar.  E ao final, revisar de novo.

ALTERNATIVAS DE APRENDIZAGEM ONLINE:

O curso faz parte do Programa Conceitos Essenciais para Avaliação Socioeconômica de Projetos e tem como proposta central desenvolver competências para a avaliação socioeconômica de projetos. Essa avaliação inclui a compreensão das implicações sociais, econômicas e ambientais ao longo do ciclo de vida dos projetos e serve como subsídio à tomada de decisões. 

Link: Escola Virtual.GOV – ENAP

3. Big Data Modeling and Management Systems

Este curso é para iniciantes em ciência de dados. Recomenda-se a conclusão da Introdução ao Big Data. Nenhuma experiência anterior em programação é necessária, embora a capacidade de instalar aplicativos e utilizar uma máquina virtual seja necessária para concluir as tarefas práticas. Consulte os requisitos técnicos de especialização para especificações completas de hardware e software.

Link: Coursera

4. Basic Data Descriptors, Statistical Distributions, and Application to Business Decisions

Este curso é projetado para apresentá-lo às estatísticas de negócios. Começamos com a noção de estatística descritiva, que resume dados usando alguns números. Diferentes categorias de medidas descritivas são apresentadas e discutidas junto com as funções do Excel para calculá-las.

Link: Coursera

5. Governança de Dados

Em tempo de economia digital, onde o volume de dados produzidos é imenso, as instituições precisam lidar com este cenário a fim de disponibilizar a informação correta em tempo hábil para a tomada de decisões. A boa governança de dados é o caminho para superar este desafio! Inscreva-se e conheça os fundamentos relacionados à importância da governança de dados especialmente na Administração Pública Federal.

Link: Escola Virtual.GOV – ENAP

6. Proteção de Dados Pessoais no Setor Público 

Você aprenderá conhecimentos importantes sobre os processos e as medidas de segurança para tratar e proteger dados pessoais no setor público. O curso propõe esclarecer aos participantes os diversos pontos apresentados na lei. Fique por dentro desse assunto!

Link: Escola Virtual.GOV – ENAP

 

Utilize o formulário abaixo para avaliar os cursos realizados:

Link: Avaliação de Curso – Trilhas de Aprendizagem

  • Visualiza as soluções de consultoria para os clientes agregando soluções digitais para aumentar o impacto e o uso prático nos processos de trabalho otimizados;
  • Analisa, seleciona e avalia dados e informações para aproveitar o potencial tecnológico na resolução de problemas do cliente, promovendo o conhecimento colaborativo e a consciência da responsabilidade com o uso de dados e soluções tecnológicas;
  • Demonstra adaptabilidade, flexibilidade, criatividade para novas tecnologias, com capacidade de promover a mudança cultural e a transformação digital na organização cliente, incluindo o trato com diferentes gerações.

Conhecimentos:

  • Tecnologias de automação de processos
  • Tecnologias de criação facilitada de chatbots, APIs e aplicativos
  • Jornada e experiência do usuário (UX)
  • LGPD aplicada ao setor público

Habilidades:

  • Habilidade para promover mudanças culturais e entre gerações
  • Habilidade para catalisar transformações
  • Habilidade para disseminar a responsabilidade digital

Atitudes:

  • Adaptabilidade
  • Curiosidade 
  • Criatividade 
  • Conforto com a ambiguidade 
  • Consciência da diversidade

ALTERNATIVAS DE APRENDIZAGEM – LEITURA:

1. Livro SPRINT de Jake Knapp

Traz o método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias.  Link: https://drive.google.com/file/d/12B1GX7BjVVPB5gMFRFH_yB6iExnnJ9fU/view?usp=share_link

 

ALTERNATIVAS DE APRENDIZAGEM ONLINE:

1. Fundamentos da transformação digital: mapeamento e automação de processos

O curso foi desenvolvido pela Enap em parceria com a SGD/ME para o atendimento ao Programa de Desenvolvimento de Capacidades para Transformação Digital no Poder Executivo federal no âmbito dos órgãos e entidades da administração federal direta, autárquica e fundacional, e dos órgãos e entidades estaduais, distritais e municipais participantes da Rede Nacional de Governo Digital. 

Link: Escola Virtual.GOV – ENAP

2. Como Melhorar a Experiência do Usuário no Serviço Público Digital

Hoje, inúmeros serviços são acessados pelos meios digitais, e é necessário unificar esses recursos. Você conhece o papel do design centrado no usuário? Sabia que é possível otimizar as interações entre pessoas e computadores? Inscreva-se e venha conhecer a Experiência do Usuário e sua aplicabilidade, que vai além das interfaces digitais e serve para todos os tipos de serviços, produtos e máquinas. Vamos lá?

Link: Escola Virtual.GOV – ENAP

3. Transformação Digital no Serviço Público 

O curso atenderá ao Programa de Desenvolvimento de Capacidades para Transformação Digital no Poder Executivo federal e dos órgãos e entidades estaduais, distritais e municipais participantes da Rede Nacional de Governo Digital, denominada como rede.gov.br.

Link: Escola Virtual.GOV – ENAP

4. Gamificação aplicada à Transformação Digital na Administração Pública 

Use toda potencialidade que a gamificação pode oferecer. 

Link: Escola Virtual.GOV – ENAP

5. Arquitetura de Soluções para Transformação Digital

A arquitetura de Soluções apoia a transformação digital a partir de controles e passos simples, utilizando o gerenciamento de projetos e a experiência profissional para acelerar o desenvolvimento de soluções. É necessário compreender a melhor maneira de aliar as necessidades da organização com a tecnologia. 

Link: Escola Vitual.GOV – ENAP

6. Gestão da Informação e Documentação – Conceitos Básicos em Gestão Documental 

Esse curso é uma ótima oportunidade para quem deseja conhecer um pouco mais sobre o universo da Gestão da Informação e Documentação. O objetivo do curso é disseminar conhecimentos relacionados à gestão da documentação, tendo como foco o conceito de gestão documental.

Link: Escola Virtual.GOV – ENAP

7. Design Sprint em Projetos de Transformação Digital

Neste curso você conhecerá o Design Sprint, um método desenvolvido por Jake Knapp em parceria com as empresas Google. Esse método propõe a resolução de problemas por meio do design, da prototipagem de ideias e do teste com usuários. Tudo isso com o emprego de um método ágil de apenas cinco dias!

Link: Escola Virtual.GOV – ENAP

Utilize o formulário abaixo para avaliar os cursos realizados:

Link: Avaliação de Curso – Trilhas de Aprendizagem

  • Elabora textos, documentos e relatórios com precisão gramatical, coesão e coerência, utilizando-se da linguagem técnica e objetiva;
  • Consolida e sintetiza informações de forma estruturada e visualmente organizada para facilitar a leitura pelo cliente;
  • Segue padrões de redação e formatação estabelecidos pelo Instituto Publix, buscando manter ou aprimorar a qualidade dos documentos continuamente.

Conhecimentos:

  • Norma culta da Língua Portuguesa;
  • Técnicas de síntese e consolidação de informações;
  • Padrão de linguagem dos relatórios e demais materiais do Instituto Publix.

Habilidades:

  • Capacidade de escrita (coesão, coerência e acurácia gramatical).
  • Formatação de documentos no padrão Publix (Word, Powerpoint, Google Docs, Spreadsheets, padrão de cores, cabeçalho/rodapé, margens, títulos, bullets, gráficos etc).

Atitudes:

  • Atenção aos detalhes e revisão de textos após escrevê-los;
  • Zelo pela confiabilidade das informações e citações de fontes de dados.

ALTERNATIVAS DE APRENDIZAGEM ONLINE:

1. Português – Interpretação de Texto e Emprego de Regras Gramaticais

Este curso traz, de forma simples, direta e sem complicações, as principais regras ortográficas da nossa língua e dicas importantes sobre interpretação de texto. Assim, você poderá se comunicar tanto por escrito quanto oralmente de forma objetiva, utilizando linguagem acessível, inteligível e adequada a cada contexto. 

Link: Escola Virtual.GOV – ENAP

2. Como usar a linguagem simples

Tornando as comunicações internas e com a sociedade mais fáceis de ler e entender.

Link: Governo do Estado do Ceará

3. Linguagem simples e inteligência artificial

A conversa abordou os seguintes temas:

Conceito de Linguagem Simples, causa social e técnica para redigir textos claros e objetivos para a(o) cidadã(ão);

Linguagem Simples e governo digital: impactos nas comunicações interna e externa do governo;

Inteligência Artificial em textos para a(o) cidadã(ão): potencialidades e limites dessa ferramenta;

Como a Inteligência Artificial pode ser aplicada à Linguagem Simples na comunicação pública.

Link: Governo do Estado do Ceará

 

Utilize o formulário abaixo para avaliar os cursos realizados:

Link: Avaliação de Curso – Trilhas de Aprendizagem

  • Antecipa-se a desafios, define corretamente as prioridades, propõe ações e executa suas atividades com atenção aos prazos e padrões de qualidade estabelecidos;
  • Procura formas de encurtar caminhos para atingir o mesmo resultado no projeto, de maneira estruturada;
  • Busca conhecimentos que agreguem à realização do trabalho, atuando com segurança e exatidão para garantir impactos positivos para o cliente.

Conhecimentos:

  • Gestão de Projetos;
  • O que gera valor ao cliente;
  • Mobilização de recursos e tempo;
  • Capacidade de priorização (prioridade, impacto).

Habilidades:

  • Administração do escopo do projeto face às solicitações do cliente;
  • Gestão de agendas e priorização de temas junto aos clientes.

Atitudes:

  • Atenção ao cumprimento de prazos;
  • Preocupação com a qualidade entregue ao cliente.

ALTERNATIVAS DE APRENDIZAGEM ONLINE:

1. Planejamento e Organização Pessoal no Trabalho

Este curso foi criado para apresentar ferramentas, reflexões e práticas relacionadas ao planejamento e organização pessoal no trabalho. Ele é importante, pois ajudará a trazer mais segurança, bem-estar e facilitem a comunicação, tais como bom uso de correio eletrônico, de agendas de trabalho, de visão gerencial e analítica de tarefas. Venha conhecer o que é planejamento, o porquê de se planejar e as vantagens do planejamento pessoal e no trabalho.

Link: Escola Virtual.GOV – ENAP

2. Gestão do Tempo e Produtividade

Você sabe para onde está indo? Como você pode fazer para escolher o melhor caminho? Neste curso, você empreenderá uma jornada de autoconhecimento e conhecerá processos e métodos produtivos para o aperfeiçoamento de suas competências individuais e coletivas relacionadas ao aumento da produtividade e à eficiência no gerenciamento do tempo.

Link: Escola Virtual.GOV – ENAP

3. Reuniões produtivas

O curso foi desenvolvido com foco na necessidade de desenvolver conceitos, procedimentos e ferramentas a serem aplicados para melhorar a produtividade de reuniões.

Link: Escola Virtual.GOV – ENAP

 

Utilize o formulário abaixo para avaliar os cursos realizados:

Link: Avaliação de Curso – Trilhas de Aprendizagem

  • Compreende as dificuldades de maneira equilibrada, não se prendendo ao problema, buscando múltiplas formas de solução;
  • Estrutura o contexto, define o problema e suas causas, identifica alternativas criativas de solução e seus impactos para todos os envolvidos antes de direcionar a ação;
  • Procura demonstrar atitude positiva e analisar situações adversas.

Conhecimentos:

  • Metodologias de resolução de problemas (Árvore de Decisão, MECE, Ishikawa, PERT/CPM, PDCA, SWOT, GUT, Canvas- Jobs to be Done, dentre outros).

Habilidades:

  • Visão sistêmica de causas, efeitos e consequências;
  • Capacidade de análise de riscos e impactos jurídicos, de custos e organizacionais;
  • Capacidade de “pensar fora da caixa”.

Atitudes:

  • Busca constante pela atualização profissional (novos temas e tendências de soluções);
  • Parcimônia para analisar problemas complexos.

ALTERNATIVAS DE APRENDIZAGEM ONLINE:

1. Habilidades de Resolução de Problemas

Neste curso, você irá aprender a estrutura LEADS – cinco habilidades fundamentais na fundamentação de uma resolução eficaz de problemas.

Link: Escola Virtual.GOV – ENAP

2. Internet das coisas (IoT) aplicada para resolução de desafios

Neste curso, você conhecerá o histórico da Internet das Coisas e os conceitos-chave que permitirão compreender seu contexto de aplicação. O curso apresenta as tecnologias emergentes como Big Data e Inteligência Artificial aliadas à Internet das Coisas. 

Link: Escola Virtual.GOV – ENAP

3. Gestão de Riscos em Processos de Trabalho (segundo o Coso)

O curso tem como objetivo capacitar pessoas para aplicar as noções de gestão de riscos no contexto do setor público. Atenção, este curso é o novo nome do antigo “Gestão de Riscos no Setor Público”.

Link: Escola Virtual.GOV – ENAP

4. Gestão de Riscos e de Mudanças em Projetos 

Este curso irá ajudá-lo a gerenciar efetivamente o risco de projetos identificando, analisando e comunicando mudanças inevitáveis ​​no escopo e nos objetivos do projeto. Você entenderá e praticará os elementos necessários para medir e reportar o escopo do projeto, o cronograma e o desempenho dos custos. Você estará equipado com as ferramentas para gerenciar as mudanças da maneira menos perigosa possível para sua equipe e outras partes interessadas do projeto.

Link: Coursera

 

Utilize o formulário abaixo para avaliar os cursos realizados:

Link: Avaliação de Curso – Trilhas de Aprendizagem

  • Relaciona-se com o cliente de maneira segura, ética e adequada, visando estabelecer uma relação de confiança, parceria e rapport ao longo do projeto;
  • Coloca-se no lugar do cliente, compreendendo suas expectativas e anseios para demonstrar a segurança técnica esperada para o escopo do projeto;
  • Age preventivamente em situações de instabilidade e pressão para manter o equilíbrio das relações com os stakeholders envolvidos.

Conhecimentos:

  • Escopo dos projetos;
  • Estrutura organizacional e fluxo decisório do cliente;
  • Formas de contratação no setor público, suas limitações e riscos.

Habilidades:

  • Segurança e “jogo de cintura” perante situações de pressão;
  • Tipos de linguagem para diferentes públicos (hierarquias).

Atitudes:

  • Postura profissional e ética;
  • Assertividade;
  • Zelo e sigilo com dados do Publix e dos clientes;
  • Atenção à imagem do Publix perante o cliente.

ALTERNATIVAS DE APRENDIZAGEM ONLINE:

1. Inteligencia Emocional

A excelente gestão emocional é a possibilidade que o ser humano tem de autogerenciar suas emoções e expressá-las de forma funcional para si e para a sociedade, o que permite a construção de uma mentalidade de crescimento e, a partir disso, agir de forma produtiva e congruente na carreira e na vida pessoal. 

Link: Escola Virtual.GOV – ENAP

2. Managing Client Relationships as an Investment Banker, Lawyer or Consultant

Goldman Sachs managing director and Law School adjunct professor Jim Donovan shares his insights on the skills necessary to manage and cultivate client relationships. Donovan is responsible for advising many of the largest corporate and individual clients of Goldman Sachs.

Link: University of Virginia School of Law

3. Relationship Management: What Business School can’t teach | Kristina Spillane 

Ms. Spillane is an executive responsible for managing key strategic accounts that represent over $100B AUM. Her division is responsible for business strategy, executive relationships, sales execution, and general relationship management across all of FIS’ operations. Prior to joining FIS, Ms. Spillane was a Global Enterprise Relationship Manager and Global Relationship Executive for DST Systems, a provider of advisory, technology and operations outsourcing to the financial and healthcare industries, with more than 13,000 employees worldwide. This talk was given at a TEDx event using the TED conference format but independently organized by a local community. 

Link: TEDx Talks

4. Building trust | James Davis

James H. Davis is a professor of strategic management and the chairman of the Management Department at Utah State University. Prior to USU, he was the John F. O’Shaughnessy Professor of Family Enterprises and professor of strategic management at the University of Notre Dame. He earned his PhD in corporate strategy from the University of Iowa. He has worked with many major national and multinational corporations on strategic planning and company positioning. His research was recognized by The Academy of Management Review as the most influential theory of the decade of the 1990s. He is the author of two books: Social Capital: Multidisciplinary Perspectives and Growth Simply: The three-circle model. He has been a secondary education teacher, a school psychologist, private therapist and a regional mental health coordinator for the Head Start Program. Jim also plays woodwinds and has performed in many of the great concert halls and cathedrals in Europe and North America. He loves hiking, fishing and running—recently completing a 200+ mile Ragnar relay— and enjoys spending time his children and the love of his life, Jennifer.

Link: TEDx Talks

5. Como conversar com quem pensa muito diferente de você? | Guilherme Valadares

Guilherme Valadares tem viajado pelo país conduzindo rodas e workshops sobre equidade de gênero e masculinidades em universidades, fábricas, órgãos públicos e empresas, muitas vezes sendo chamado para dialogar com quem tem aversão ao assunto. Pelo PdH Insights, braço de inteligência do PapodeHomem, liderou a pesquisa “Como conversar com quem pensa muito diferente de nós?”, focada em temas de gênero, que escutou mais de 9.000 pessoas em todo o país. Guilherme é fundador do PapodeHomem, plataforma que defende masculinidades saudáveis há 12 anos. É membro do Comitê #ElesporElas da ONU Mulheres. Professor de equilíbrio emocional certificado pelo Santa Barbara Institute for Consciousness. Recebeu a bolsa de estudos Jornalista de Visão, pelo Instituto Ling — a qual utilizou para estudar a saúde emocional dos jornalistas e o impacto emocional que as notícias geram em quem lê.

Link: TEDx Talks

Utilize o formulário abaixo para avaliar os cursos realizados:

Link: Avaliação de Curso – Trilhas de Aprendizagem

  • Adota postura colaborativa e cooperativa com a equipe de trabalho, compartilhando informações e conhecimento nas atividades e desafios diários;
  • Respeita os colegas da equipe, demais colaboradores e Diretores, comunicando-se com transparência e assertividade;
  • Ajuda os colegas em suas atividades e procura auxílio quando necessário, aproveitando assim as expertises de cada membro da equipe.

Conhecimentos:

  • Gestão de conflitos;
  • Como lidar com equipes heterogêneas;
  • Técnicas de feedback.

Habilidades:

  • Colaboração;
  • Metodologias ágeis;
  • Divisão do trabalho;
  • Reconhecimento do trabalho dos outros.

Atitudes:

  • Transparência;
  • Empatia;
  • Disponibilidade em ajudar;
  • Compartilhamento de conhecimentos;
  • Tolerância, respeito, diversidade e inclusão.

ALTERNATIVAS DE APRENDIZAGEM ONLINE:

1. Gestão de Conflitos e Negociação

Resolver diferenças e divergências, e tomar decisões de forma colaborativa são formas efetivas de preservar e ampliar os objetivos a serem alcançados nas organizações. A temática é relevante uma vez que o desenvolvimento das competências de resolução de conflitos e de negociação tem se mostrado fundamental para o adequado desempenho e atuação de gestores e servidores em suas rotinas de trabalho. 

Link: Escola Virtual.GOV – ENAP

2. Colaboração de alto desempenho: liderança, trabalho em equipe e negociação

Aprenda as habilidades essenciais para desenvolver e expandir seu repertório de liderança, projetar equipes para colaboração e elaborar estratégias de negociação ganha-ganha.

Link: Coursera

3. Empatia | Leandro Karnal

O historiador e professor brasileiro Leandro Karnal fala sobre empatia.

Link: Youtube

4. Estabelecendo a cultura da excelência | Bernardo Rezende

Na indústria esportiva, lutar pela excelência é o que todo atleta pretende fazer, pois é isso que separa os bons jogadores dos grandes fenômenos. Nesta palestra, o ex-técnico de vôlei Bernardinho Rezende discute como buscou a excelência durante sua carreira e como a perseverança está na essência do sucesso.

Link: TEDx Talks

 

Utilize o formulário abaixo para avaliar os cursos realizados:

Link: Avaliação de Curso – Trilhas de Aprendizagem

Trilhas de aprendizagem

Trilhas de aprendizagem

Sugestões de cursos e materiais de aprendizagem

Sugira ao lado cursos ou materiais de aprendizagem, relacionando à respectiva competência, para que possam ser analisados e incorporados.